Informe


 27/03/2012
 Queridos seguidores, e amigos de curso, essa é uma sugestão muito boa de  filme, sua história está muito relacionada com o nosso curso de especialização.

Sinopse:

Passado no Mississippi nos anos 60, Skeeter (Emma Stone) é uma garota da sociedade sulista que volta da faculdade determinada a se tornar escritora, mas deixa a vida das suas amigas - e uma cidade do MissiLinkssipi - de cabeça para baixo quando decide entrevistar as mulheres negras sobre as proeminentes famílias sulistas das quais passaram a vida cuidando e as dificuldades enfrentadas no seu dia-a-dia.

Link do trailer no Yutube:
  http://www.youtube.com/watch?v=zp9Fzo7Ah7E&noredirect=1



Publicado por Rosiane Cabral

 

 28/11/2011
Todos deveriam assistir esse vídeo ao menos uma vez na vida. Uma bela lição de Nick Vujicic para todos aqueles que estão sempre reclamando da vida ou pensando em desistir dela. Um excelente material capaz de despertar nas pessoas a motivação necessária para superar suas dificuldades com coragem e determinação.




07/11/2011


Dirigentes municipais debaterão plano para os próximos 10 anos
.
O Ministério da Educação promoverá, de terça-feira, 3, até sexta, 7 de outubro, em Brasília, a 12ª Reunião do Grupo de Trabalho das Capitais e Grandes Cidades. Entre os temas em debate estarão o novo Plano Nacional de Educação (PNE) para o período 2011-2020, a Prova Brasil e o índice de desenvolvimento da educação básica (Ideb).
O encontro, que será realizado em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), reunirá os secretários de educação das capitais das 27 unidades de Federação e dos 114 municípios do país com mais de 150 mil habitantes. Entre os temas, destaca-se o PNE, com o planejamento da educação nacional para os próximos dez anos. O projeto de lei foi enviado pelo Poder Executivo ao Congresso Nacional em dezembro de 2010. No Legislativo, o texto recebeu aproximadamente três mil emendas, que passam por análise dos parlamentares.
Os secretários também vão discutir a Prova Brasil, que será aplicada em novembro nas escolas da educação básica. Esse exame é um dos principais itens que compõem o Ideb. Também estarão na pauta a educação inclusiva, o programa Saúde na Escola, a gestão educacional e o programa Mais Educação, de ensino em tempo integral.
Para falar sobre a qualidade da educação, foi convidado o diretor da Escola de Educação da universidade norte-americana de Harvard, Fernando Reimers. Ele também coordenará painel sobre experiências de educação inclusiva, no qual serão apresentadas duas experiências brasileiras e uma dos Estados Unidos.
No fim do encontro, técnicos da Secretaria de Educação Básica (SEB) do Ministério da Educação orientarão os secretários municipais sobre o preenchimento do Plano de Ações Articuladas (PAR) para o período 2011-2014. 
.
Referência:
LORENZONE, Ionice. Dirigentes municipais debaterão plano para os próximos 10 anos. Disponível em: http://goo.gl/ZExch. Acesso em: 02/10/2011.




Haddad anuncia que serão gratuitos os mestrados e doutorados em educação
.
Cursos de pós-graduação, mestrados e doutorados em educação, mesmo em instituições privadas, serão gratuitos. O anúncio foi feito pelo ministro Fernando Haddad, na tarde desta sexta-feira, 30, durante o 7º. Congresso Inclusão: Desafio Contemporâneo para a Educação Infantil, promovido pelo Sindicato dos Trabalhadores nas Unidades de Educação Infantil da Rede Direta e Autárquica do Município de São Paulo (Sedin). 
Haddad explicou que deve assinar nos próximos dias uma portaria que dará a esses cursos o mesmo mecanismo do Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies). Os professores que decidirem fazer o curso e trabalharem nas redes públicas terão a dívida saldada automaticamente. 
O ministro da Educação admitiu que trabalha com dificuldade em um modelo de avaliação para a educação infantil. “Faço um desafio para vocês. Me mostrem os casos de sucesso e de eficiência para que possamos tabular esses valores.”
Haddad creditou ao presidente Lula a inclusão da educação infantil no Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), além do fornecimento de merenda, transporte escolar, biblioteca e livro didático. “O que mais me impressionou quando eu cheguei ao Ministério da Educação foi a constatação de que não só não havia mecanismos de financiamento, como não se dava importância a um ciclo tão importante da formação da criança.” 
O ministro lembrou da emenda constitucional que tornou obrigatória a educação dos quatro aos 17 anos e qualificou o Programa de Reestruturação da Rede Escolar Pública (ProInfância) como o maior programa de expansão da rede física educacional. “A presidenta Dilma conveniou 4 mil creches e destinou recursos para 6.400 creches em todo o pais, 172 apenas na cidade de São Paulo. Além disso, o Ministério da Educação vai se responsabilizar pelo primeiro ano de custeio antes do censo” – concluiu.
.
Referência:
_____. Haddad anuncia que serão gratuitos os mestrados e doutorados em educação. Disponível em:  http://goo.gl/ory2l. Acesso em: 02/10/2011.



Governo Federal recebe pauta da Marcha das Margaridas
O governo federal recebeu nesta quarta-feira (13) uma pauta com mais de 100 itens de reivindicações de uma comissão de mulheres trabalhadoras rurais de todo o país. O objetivo é abrir diálogo com o Governo a um mês da realização da Marcha das Margaridas 2011, o maior movimento organizado de mulheres trabalhadoras rurais da América Latina, que acontece nos dias 16 e 17 de agosto, em Brasília, com a presença de 100 mil mulheres.
A ação política promovida pela Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag) tem na pauta sete eixos principais: biodiversidade e democratização de recursos naturais; terra, água e agroecologia; segurança alimentar e nutricional; autonomia econômica, trabalho e renda; saúde pública e direitos reprodutivos; educação não sexista, violência e sexualidade; democracia, poder e participação política.
O ministro do Desenvolvimento Agrário, Afonso Florence, disse que o conjunto da pauta será tratado com prioridade. “Como a Marcha das Margaridas é organizada pela Contag, o MDA foi convocado e está acompanhando as negociações. Vale ressaltar que estamos avançando no Programa de Documentação das Trabalhadoras Rurais, no Pronaf Mulher e na titulação, buscando a possibilidade que a emissão de títulos seja feita para a chefe de família e não exclusivamente para o casal”.
A ministra da Secretaria de Políticas para Mulheres da Presidência da República, Iriny Lopes, ressaltou que até a chegada das Margaridas, em agosto, vão acontecer negociações internas e com a própria comissão de mulheres. “Nós vamos constituir um grupo de trabalho interno porque nós tínhamos seis ministérios presentes, mas a negociação envolve também outros ministérios".
A secretária de Mulheres Trabalhadoras Rurais da Contag, Carmen Foro, e coordenadora nacional da Marcha das Margaridas, explicou que o eixo que trata da questão ambiental é fundamental para qualquer processo de produção na área rural. “O nosso lema está centrado na discussão de um desenvolvimento sustentável. É importante para nós que o tema ambiental esteja articulado com as outras pautas. Nós temos uma ampla expectativa do retorno do governo, é a 4ª vez que viemos à Brasília, estamos mobilizando 100 mil mulheres”. Carmen Foro destacou algumas conquistas como a titulação de terra obrigatória de homens e mulheres, “mas o que mudou é que nós estamos conectadas com o debate do crescimento do país, nós não queremos que as mulheres do campo estejam na estatística de pobreza”.
A diretora de Políticas para as Mulheres Rurais e Quilombolas, Andrea Butto, reforçou que o MDA, nesses últimos oito anos, vem qualificando as políticas públicas para as mulheres. “Nós temos o Pronaf Mulher, assistência técnica para dar sustentabilidade à produção das mulheres e também políticas de comercialização, como o PAA e o PNAE. Vamos agora, alargar o alcance delas e ampliar a integração entre elas”.
Também estiveram presentes na entrega da pauta, a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, o ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, a ministra da Secretaria Promoção da Igualdade Racial, Luiza Bairros e a secretária Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Maya Takagi.
.
Referência: 
_____. Governo Federal recebe pauta da Marcha das Margaridas. Disponível em: http://goo.gl/jygI6. Acesso em: 30/07/2011.